Saiu, no último dia 2, a lista dos indicados ao prêmio mais famoso do cinema. O Oscar 2010, que acontece em 7 de março, possui escolhas previsíveis e prenunciadas pelas outras indicações e premiações que antecedem a Academia.
Avatar vem com tudo! Nove indicações e boas perspectivas. Os efeitos especiais são seus, Sr. Cameron - pode comemorar! É fato: Avatar está na frente nessas categorias que os outros. Mas como pensar na megaprodução dos Na'vi como melhor filme, se nem ao menos foi indicado a melhor roteiro (original)? Diga-se de passagem, é justo que não tenha sido, pelas inúmeras imperfeições no quesito. A Academia nos dá uma dica de que Cameron não leva nada aqui (e se levar, vai ser muito estranho!). Avatar é um bom trabalho mas, de forma alguma, é o melhor do ano.
Se não me engano, Up - Altas aventuras - a belíssima metragem da Disney/Pixar (e cinco indicações!) - quebra um jejum de 18 anos pois, desde A Bela e a Fera, uma animação não era indicada ao prêmio de melhor filme (aliás, acho que os dois são os únicos representantes). Justo? Com certeza! Merece estar entre os dez melhores. Mas duas coisas me chamam a atenção: a primeira é que como ele foi indicado a melhor filme, fica estranho não premiá-lo como melhor animação, já que as demais não estão na lista do prêmio principal. Aliás, como animação, gostei demais do Coraline. Em segundo lugar, fica a lástima pelas animações não terem tido a oportunidade do prêmio de melhor filme antes: no ano passado, Wall.E seria um adversário à altura do Quem quer ser um milionário?.
Cameron leva melhor diretor? Briga muito dura com Tarantino (e sua obra-prima) e, pelo que ouvi, com sua ex-mulher, Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror. Aliás, este último possui também nove indicações e, pelo jeito, disputa com Amor sem Escalas e Bastardos Inglórios (que, certamente, leva 'ator coadjuvante' com Christoph Waltz) o prêmio de melhor filme. Definitivamente, pelo geral das indicações, estes três figuram como os favoritos. Afinal, eles não vão quebrar o protocolo e dar a Up dois grandes prêmios. Avatar é um perigo: mesmo que não possua as características para o prêmio, ah, como eles gostam do Cameron. Distrito 9 possui um belo roteiro, mas se já era dúvida de todo mundo a sua própria indicação, seria surpreendente se lhe dessem o melhor filme.
Dica de última hora: os adoráveis Wallace & Gromit estão de volta - indicados a melhor curta-metragem de animação em "A Matter of Loaf and Death".
P.S.: Meryl Streep está lá de novo. Sandra Bullock dá a volta por cima. Preciosa e Coração Louco também prometem.
Algumas projeções, ainda não vi, e por isso não comentei. O que falta será comentado ao seu tempo.
Lucas Rey
*Veja a lista completa clicando AQUI.
Postar um comentário