Vamos fingir por um momento que Up - Altas Aventuras não foi indicado a melhor
filme. E, portanto, vamos esquecer que, pela lógica (como escrevi em post passado), a animação da Disney/Pixar já ganhou a estatueta. Vamos nos focar nos cinco indicados e imaginar quem pode ganhar o Oscar.
O Fantástico Sr. Raposo é uma filme muito bonito. É como ouvir uma historinha para dormir, daquelas com lições familiares e ensinamentos muito instrutivos. A técnica é interessante e criativa. Mas, ainda assim, não figura entre os queridinhos, na minha opinião. É bom, mas não o suficiente para outros concorrentes.
A Princesa e o Sapo é um 2D que mostra que a Disney ainda tem poder inventivo. Romance interessante, canções encantadoras e personagens principais simpáticos. Mas falha nas suas 'secundariedades' como as figuras coadjuvantes e o próprio vilão, que não é tão temeroso quanto o esperado.
Up - Altas Aventuras é um dos favoritos (lembremos da suposição do primeiro
parágrafo!). É inegável que a Disney-Pixar NUNCA errou! Dez longas, e nenhum ruim! Mas Up é lindo mesmo: seja pela relação dos personagens; o roteiro emocionante; a trilha sonora inspirada; a animação atraente; as situações divertidas.
Coraline e o Mundo Secreto é meu preferido de 2009! Mesmo que não tenha indicação a melhor roteiro (o que Up tem), a animação em stop-motion pode não ser completa, mas é um maravilhosa aventura: a personagem forte (assim como as figuras secundárias e a vilã); as lições de vida; a técnica perfeita (com expressões faciais incríveis); o enredo sombrio e instigante. Então, por que a considero melhor que Up? Se Up é belíssimo ao 'estilo-consagrado Disney-Pixar', Coraline ganha uns pontinhos a mais pelo tom mais criativo, pela perspectiva inventiva, que se diferencia
e, assim, chama a atenção.
O Segredo de Kells foi o único que ainda não vi. Mas deve ser legal para tirar o lugar de Ponyo, de Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro, A Princesa Mononoke) na indicação. Ou será que o longa japonês não é tão bom assim?
Até a próxima,
Lucas Rey
Postar um comentário